"Os simples herdarão a estultícia, mas os prudentes serão coroados de conhecimento." Provérbios 14:18

Palavra

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

Data: 22 de fevereiro de 2018 |

Palavra de Célula
Rute 1:16-17

INTRODUÇÃO:

Certa vez, nos tempos dos juízes, aconteceu uma grande fome na terra. Diante disso, Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos (Malom e Quiliom) deixaram a casa em Belém para peregrinar pela terra de Moabe. Lá, os rapazes de casaram com duas moabitas (Rute e Orfa).  Porém, os três homens da família morreram, restando apenas as três viúvas. Começou então, um grande drama familiar.Por mais que a família de Elimeleque houvesse errado, Deus não abandonou Noemi nem as suas noras e lhes deu um novo começo. Diante desta história, vamos aprender um pouco mais sobre a restauração de Deus ao que foi destruído em nossas vidas:

1) As escolhas para o recomeçar (Rute 1:5)
Diante daquela tragédia, Noemi tinha duas opções: reconhecer que sua família errara ao deixar Belém (que significa “casa do pão”) contra a vontade de Deus, para se aventurar em uma terra idólatra e voltar para o seu povo; ou então seguir adiante em Moabe, longe dos cuidados do Senhor.
Tenho certeza que você já passou por situação parecida, não é mesmo? Não é nada fácil olhar para trás e ver que tomamos a decisão errada, que escolhemos sair da presença de Deus. Mais difícil ainda é ter que olhar para frente e decidir qual caminho tomaremos para recomeçar. Muitas vezes, o pensamento é de desistir!

2) Aprenda a recomeçar, apesar das perdas (Rute 1:5-6)
Logo após a morte dos homens da casa, Noemi ficou desamparada. Não tinha ninguém a quem recorrer. Então, ela toma uma atitude que mudou os rumos de sua vida: ela decide voltar para sua terra em busca do recomeço e pede para que suas noras retornem para suas famílias.
Noemi nos ensina uma grande lição nesse momento: ela teve humildade para reconhecer que havia errado e decidiu voltar ao lugar aonde Deus operava.

Quantas pessoas deixam a Jesus,  saem da célula, da igreja, do M12, e vao se aventurar no mundo... Mas, se reconhecerem o erro, Deus lhes dá a oportunidade de um novo recomeço!

3) Aprenda a amar incondicionalmente (Rute 1:11-16)
Enquanto Ofra voltou para os seus familiares, Rute, por amor, deixou o seu povo e abandonou os deuses dos moabitas para acompanhar a sogra (já idosa). Rute decidiu enfrentar uma mudança radical em sua vida, cortando os laços com o passado e até com a sua nação, para seguir com Noemi para Belém. Ela disse: “Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” (versículo 16).

Esta é, com certeza, uma das maiores declarações de amor e de renúncia encontradas em toda a Bíblia. E é exatamente essa essência que deve caracterizar todos aqueles que decidem recomeçar a vida com Cristo (Lucas 9:62). Moabe representa o passado errante, pois, Moabe é filho de Ló com a sua própria filha.

4) Deixe Deus te dar um recomeço  (Rute 4: 13-17, Deuteronômio 25:5-10)
Deus disse em Deuteronômio 23:3 que nenhum amonita ou moabita entraria na Sua congregação. Ainda assim, a fé que Rute tinha no Deus de Israel a salvou (mesmo sendo estrangeira e vinda de um povo idólatra). Ela permitiu que o Senhor lhe desse um recomeço e, como recompensa, se tornou mãe de Obede, bisavô de Davi.

CONCLUSÃO:
Quem poderia imaginar que Rute teria um recomeço de vida tão maravilhoso? De estrangeira viúva, ela se tornou integrante da árvore genealógica de Jesus (Mateus 1:5)! Quando Rute passou pelo pior momento de sua vida, ela tinha tudo para voltar para o seu povo idólatra, mas escolheu seguir os caminhos de Deus e, por isso, recebeu uma recompensa muito maior do que poderia imaginar!
Hoje Deus te permitiu ouvir esta palavra para confirmar que você pode ter um recomeço! Em Jesus podemos todas as coisas! Deus diz em Gen 13:14 para abrao levantar os olhos e o que seus olhos enxergasse seria dele. E disse mais: desde o lugr em que estas comece a olhar o futuro, a ver novos horizontes, novas oportunidades, novos territórios... o que você conseguir ver no seu coração, eu te darei a ti!

Esta mesma promessa é para mim e para você! Levante-se desde o lugar em que você esta e comece a sonhar com uma nova vida, ela é possível, ela esta bem na sua frente, vá conquista-la!

Palavra de oferta:
João 10:10, Diz: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir, mas Eu vim para vos dar vida, e vida abundante.”

Sabemos disso, entretanto, é necessário agir como quem crê para que vivamos a vida abundante que Jesus nos prometeu! Satanás se aproveita dos momentos em que deixamos de crer e passamos a ofertar apenas para cumprir uma “obrigação” ou dizimamos quando acreditamos ser possível fazê-lo, mas o que Deus procura são homens e mulheres que creiam na palavra dEle acima de todas as coisas, leia Salmos 35:27 e veja a ultima parte que diz: “... glorificado seja o Senhor que tem prazer na prosperidade do seu servo.” Se somos servos, logo obedecemos a nosso Senhor, se Ele é nosso Senhor, é porque cremos nEle, sendo assim sejamos fiéis e generosos ao entregar nossas ofertas, não haja em nós religiosidade, nem medo ou incredulidade! Nesta noite tome posse dessa palavra: Deus se alegra em nossa prosperidade! Cumpra os princípios, ofereçamos a Deus com fé o nosso melhor e prosperaremos amado!


Link:

Veja também

Horário de Cultos

Rede Jovem - Sábado às 19:30 horas
Culto da Família - Domingo às 18 horas
Rede de Adolescentes - Sábado às 16:30 horas
Rede de Crianças - 1° Sábado do Mês às 14 horas

(67) 3042-1212

Av Mato Grosso, n° 3566 - Coophafé
Campo Grande / MS
CEP: 79021-151

Desenvolvido por: Youzoom Soluções Web