"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. " Provérbios 17:17

Palavra

VENCENDO GIGANTES

Data: 26 de outubro de 2017 |

Palavra de Célula
VENCENDO GIGANTES 
1 Samuel 17:36-37 – LÍDER LEIA TODO O CAP 17 DE 1 SAMUEL 5 VEZES

INTRODUÇÃO:
O capítulo 17 do livro de 1 Samuel nos mostra como Davi, um jovem pastor de ovelhas, derrotou Golias, o gigante guerreiro filisteu que aterrorizava o exército e o povo de Israel. Com uma funda, Davi atirou uma pedra na cabeça do desafiante e, após matá-lo, arrancou a cabeça do inimigo.
Contudo, para que Golias fosse derrotado, o jovem Davi teve que passar por outras situações que o ajudaram na tomada de posições e atitudes que fizeram toda a diferença e permitiram que ele desafiasse aquele gigante.
É provável que você também esteja lutando contra alguns gigantes, que estão te desafiando em questões financeiras, familiares, de saúde, trabalho, na célula, na formação dos discípulos, etc. Vamos, então, aprender com Davi a derrubar qualquer um deles:
1)  Nunca duvide do livramento do Senhor
Davi acreditava que o mesmo Deus que o capacitou para matar um urso e um leão também o capacitaria diante de Golias; e ele acertou ao acreditar nisso. O Senhor está sempre disposto a dar a vitória àqueles que passam a vida desafiando gigantes em Seu nome. Isso agrada o coração do Pai. Ao permitir que Jesus fosse levado à cruz, Deus entregou em nossas mãos as pedras necessárias para que todos os “Golias” fossem derrubados.
A luta pela qual você está passando é muito grande? Você olha para os lados e não consegue enxergar nenhuma solução? A situação é muito impossível? Lembre-se que a sua vitória é certa, pois já foi conquistada na cruz.
A luta vai passar, o deserto chegará ao fim e você, outra vez, sairá vitorioso dessa batalha. Basta acreditar que Deus pode todas as coisas (Filipenses 4:13).
Uma coisa essencial: eu preciso entregar minha vida a Jesus para Ele poder me livrar dos gigantes que me têm afrontado!
2) A batalha não é nossa, é do Senhor
Ao afrontar o exército de Israel, Golias não afrontou um exército qualquer; Ele desafiou o exército do Deus vivo! Os filisteus (inimigos de Deus) acreditavam que aquele povo era um povo qualquer, mas não era! Aquele era o povo eleito pelo Senhor dos senhores! Da mesma forma, nós também somos aqueles que carregam a marca de Jesus e não somos qualquer um. Você não é qualquer um! Fazemos parte de um exército cujo Senhor nunca perdeu uma batalha sequer. No dicionário de Deus não existe a palavra derrota!
Quando estiver desafiando gigantes, lembre-se que você não está sozinho, que é muito importante para Deus. Satanás sabe que já foi derrotado pelo sangue de Cristo, mas, mesmo assim, tenta desviar a sua atenção para que você não enxergue a vitória. Ele usa as dificuldades e as aflições para que você desista. Ele usa seus gigantes para confundi-lo, porém, se você se lembrar que o Senhor peleja por aqueles que O ama, Ele vai lutar por você (Deuteronômio 20:4)!
3)  Não veja seu problema como um gigante
Ao lermos todo o capítulo 17 de 1 Samuel, podemos perceber que, em momento algum, Davi o chamou de gigante; ele sempre se referia a Golias como um filisteu, um homem comum que estava prestes a ser derrotado e degolado. Davi colocou seu adversário no mesmo nível do leão e do urso que havia derrotado antes, o encarou como mais um obstáculo a ser vencido.
A maneira de Davi agir nos ensina que não se deve dar maior importância ao problema do que aquela que ele merece. Não o encare como um gigante. Se a prova está diante de você é para que você passe por ela e seja aprovado. Veja esta luta como um degrau para você subir de nível na carreira da fé!
Deus já te concedeu muitas vitórias antes, por isso tenha a certeza de que Ele te concederá outras (2 Coríntios 4:17). Deus sempre te dará o escape nas provações!
CONCLUSÃO:
Não devemos andar pelo que vemos. Devemos andar pelo que cremos. Portanto, não diga a Deus o tamanho do seu problema, diga ao seu problema o tamanho do seu Deus! Deus já te deu todas as condições para vencer os “golias” que estão te desafiando, você deve tomar posse das pedras da oração, do jejum, da leitura bíblica, da santificação e da confissão por fé e atirar nos gigantes e eles cairão! Tenha coragem, não te mandou o próprio Senhor?
OFERTA – 2 SAMUEL 24:18-25
O rei Davi pecou contra Deus, confiando que seu exército, por numeroso que era, pudesse lhe dar as vitorias necessárias contra seus inimigos. Essa incredulidade gerou uma praga que dizimou muitos dos Israelitas.
Davi então, arrependido, ouve Deus dizer para levantar um altar e fazer uma oferta de sacrifício. Ele vai até à fazenda de um homem chamado Arauna para cumprir o mandado de Deus. O fazendeiro lhe oferece tudo de graça para o sacrifício mas ele se recusa dizendo que jamais daria a Deus algo que não lhe custasse nada e paga o justo preço por todos os materiais que iria usar e pelo pedaço de terra necessária para levantar o altar e sacrificar ao Senhor.
Depois que Davi oferece a oferta no altar, o versículo 25 diz que a praga cessa imediatamente.
Essa passagem nos ensina 3 coisas:
O pecado traz consequências tristes, uma delas é a praga financeira (falência);
Nunca oferecer ao Senhor uma oferta que não tem valor, que não nos custe nada;
A oferta de sacrifício (não do que está sobrando), faz cessar a praga.
Vamos encerrar a pobreza, miséria e ruína que talvez venham de longe, das maldições financeiras da família ou da infidelidade com Deus nos dízimos e ofertas, entregando ao nosso Deus uma oferta de sacrifício que nos custe algo, que faça cessar a praga de sobre nós. Essa oferta deve ser a melhor que você tem, independe do valor, mas tem que ser a melhor, a maior, para que a praga cesse. A oferta tem que nos custar algo, não posso pegar a oferta do bolso do meu irmão ou daquilo que sobra, tem que ser algo que realmente me custe, que tenha uma valor alto pra mim. Esse sacrifício faz cessar a praga!
Deus te dê graça e sabedoria para prosperar e um coração humilde para permanecer próspero!
Tenha uma linda célula e uma excelente colheita!
Ap Edilson Vicente


Link:

Veja também

Horário de Cultos

Rede Jovem - Sábado às 19:30 horas
Culto da Família - Domingo às 18 horas
Rede de Adolescentes - Sábado às 16:30 horas
Rede de Crianças - 1° Sábado do Mês às 14 horas

(67) 3042-1212

Av Mato Grosso, n° 3566 - Coophafé
Campo Grande / MS
CEP: 79021-151

Desenvolvido por: Youzoom Soluções Web