"E tiraste o teu povo Israel da terra do Egito, com sinais e com maravilhas, e com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto. " Jeremias 32:21

Palavra

ONDE ESTÁ TEU IRMÃO?

Por Ap. Edilson Vicente da Silva

Data: 15 de agosto de 2017 |

Palavra de Célula
ONDE ESTÁ TEU IRMÃO?

“E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão”?

Em Gênesis Deus perguntou a Caim: “Onde está o teu irmão?” A resposta de Caim, egoísta e sem amor, foi de que ele não era guarda do seu irmão, ou seja, não tinha obrigação nenhuma de saber como estava seu irmão.
Ainda hoje, se Deus fizesse a mesma pergunta pra nós, qual seria a nossa resposta? Se ele perguntasse onde está aquele irmão que deixou de vir à igreja, deixou de ir às células, não tem vindo nos M12
Possivelmente, a resposta seria sempre a mesma: “Não sei. Será que eu sou o guarda do meu irmão?”.

O texto base retrata um encontro de Caim com Deus, logo após o assassinato de Abel. “E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” Neste texto percebemos que Deus nos comissiona a cuidar dos irmãos, a importar-nos com eles. São nossos irmãos, fazem parte da família de Deus, somos um em Cristo. Mas, neste mundo moderno, com tantos afazeres para sobreviver dificilmente temos achado tempo para cuidar de outros. Mas Jesus nos mandou fazer discípulos e isso temos feito. Somos uma igreja ganhadora e amorosa, que tem agradado o coração de Deus. Mas, muitos irmãos não tem sido consolidados no amor. Precisamos amar mais e cuidar daqueles que estão fraquejando na fé. Fazer discípulos significa ganhar e também consolidar, ou seja, formar o caráter de Cristo no discípulo.
Será que temos falhado com algum irmão? Será temos nos preocupado ou nos esquecido de alguns deles? Com alguns somos mais chegados e nos importamos mais, já outros nos parecem ser indiferentes.

Às vezes, lutamos, choramos, oramos tanto para que a pessoa se converta e imediatamente nos damos por satisfeitos quando ela aceitam a Jesus como Senhor e Salvador e logo os largamos sem acompanha-los, sem integrá-los ao corpo à igreja, sem consolidá-los. Simplesmente nos esquecemos dele, ou transferimos a responsabilidade para algum líder. Fica a pergunta: onde está teu irmão?

Quando Deus perguntou a Caim: Onde está o teu irmão, o espírito de Caim responde: não tenho responsabilidade de saber onde ele está! Diferente do que o espírito de José diz: “Procuro meus irmãos” (Gn 37.16). Faça como gostaria que fizessem com você. É a regra áurea (Mt 7.12). esses irmãos que estavam conosco e que já não estão mais, que abandonaram a fé, ou que esfriaram na fé, ou que foram tragados pelo pecado e que já não congregam mais conosco, quem sabe estão necessitando somente de uma palavra tua, uma mão estendida na sua direção, para voltar aos pés do Senhor. Jesus ainda os ama muito. E nós?

Em diversas ocasiões em que Jesus operou milagres vemos que Ele foi movido por íntima compaixão. A compaixão pelos perdidos, a compaixão pelas multidões. O olhar de Jesus é diferente e nos convida a olhar com olhos espirituais, pois, o sacrifício dele na cruz também foi também por essas pessoas.
Jesus nos convida a orar por essas vidas, ir até eles, convidá-los ao arrependimento, trazer à célula outra vez, enfim, mostrar o mesmo amor e compaixão que Cristo teve e tem por nós.

Palavra oferta – Gen 15:8 - 18
Em Genesis 15:8, Deus afirma a Abrão que ele iria herdar a terra e Abrão, então, pergunta a Deus como ele poderia tomar posse da terra e o Senhor lhe responde: me traga uma oferta.
A oferta era uma novilha, uma cabra, um cordeiro, um pombinho e uma rolinha. Isso Fala da oferta conforme o tamanho da benção que Deus tem me dado, conforme o senhor me tem abençoado, assim eu devo abençoar a sua casa. Não devemos ter a mão mirrada para Deus e a sua obra na terra, e sim sermos abundantes para abençoar, sendo generosos em tudo. Na nossa casa, com esposa, marido, filhos, pais, irmãos, amigos, parentes, com todos, enfim, sem esquecer da fidelidade à casa do teu Deus. Seja generoso, generosa! Isto te fará  tomar posse da terra prometida.
Depois que Abrão trouxe a oferta, vieram as aves de rapina para roubá-la e ele tinha que expulsá-las. Isso fala dos demônios que vem para roubar a tua prosperidade que Deus quer entregar na sua mão, a sua terra prometida. Os demônios tentam impedir você de ofertar, querem roubar sua oferta para que ela não chegue a Deus e você não seja abençoado, mas você, como Abrão tem que resistir. Seja fiel nos seus dízimos, entregando-os na igreja ou para seu líder quando não tiver como ir à Igreja, mas seja fiel. Quando você vender algo, ou Senhor te der qualquer lucro fora do seu salário, não se esqueça do teu Deus que te abençoou. Agindo assim, vai acontecer o mesmo que aconteceu com Abrão: Deus vai aceitar a sua oferta e fazer uma aliança com voce para possuir a sua terra prometida!


Tenha uma excelente célula e uma grande colheita!

Link:

Veja também

Horário de Cultos

Rede Jovem - Sábado às 19:30 horas
Culto da Família - Domingo às 18 horas
Rede de Adolescentes - Sábado às 16:30 horas
Rede de Crianças - 1° Sábado do Mês às 14 horas

(67) 3042-1212

Av Mato Grosso, n° 3566 - Coophafé
Campo Grande / MS
CEP: 79021-151

Desenvolvido por: Youzoom Soluções Web